Busto1

Já é uma tradição nas escolas SENAI que os novos alunos pesquisem quem é aquele que dá nome às suas escolas. Assim, os alunos das escolas “Dr. Celso Charuri” conhecem o seu patrono e especialmente a sua obra. Para eles, Dr. Celso passa a ser não apenas o nome de sua escola, mas quem possibilitou a realização dos seus sonhos.

Diante disso, em outubro de 2014, o SENAI propôs uma nova homenagem ao Dr. Celso que, de início, seria revelada na inauguração da escola “Dr. Celso Charuri” em Guarulhos (SP- Brasil), realizada exatamente um ano depois.

Desde a primeira, em 1998, até a doação de Guarulhos em 2015, somam-se dez escolas profissionalizantes “Dr. Celso Charuri”. Essa última, com aproximadamente 10 mil m² de área construída, tem capacidade para atender até 20 mil novos profissionais anualmente. É a maior escola já doada pela PRÓ-VIDA até então e uma das maiores do SENAI.
Assim, para essa inauguração, a homenagem seria criar um busto do Dr. Celso. A peça seria, então, desenvolvida em uma das escolas SENAI, a única capacitada com fundição artística, e também uma das poucas oficinas do tipo no Brasil.

O trabalho de modelar a argila, antes da fundição em bronze, foi realizado no ateliê do artista Israel Kislansky.

Busto_argila


A primeira prova, feita somente por fotos, ainda parecia algo sem “vida”. Então, o artista explicou que, a partir daquele ponto, ele não queria mais se guiar por fotos e pediu que descrevessem o Dr. Celso, não apenas fisicamente, mas quem era ele, como se conduzia, como se portava.

Alguns amigos do Dr. Celso cujo convívio foi próximo e intenso o descreveram para o escultor. Sobretudo o seu olhar e o modo como dirigia atenção máxima ao seu interlocutor, como se apenas existisse aquela pessoa. E o artista se impregnava com aquele sentimento e, como magia, transferia “vida” para a figura.

Terminada a escultura em argila, foi confeccionado o molde e, posteriormente, realizada a fundição em bronze no SENAI. Com a peça pronta, a expressão do Dr. Celso parece transcrito em sua imagem de bronze.

molde

O busto foi inaugurado em 11 de junho de 2016 na Sede Central da Pró-Vida, em São Paulo, com a presença de representantes da direção do SENAI que, com muita satisfação, ofereceram sua homenagem em reconhecimento ao Dr. Celso e à sua obra.

 

Busto_header Busto2