A PRÓ-VIDA é um movimento filosófico iniciático, que se propõe a conduzir pessoas interessadas a reconhecer e despertar o enorme potencial de suas capacidades mentais, psíquicas e espirituais.

 

COMO COMEÇOU O MOVIMENTO PRÓ –VIDA

A PRÓ-VIDA começou a partir de um homem: Dr. Celso Charuri (1940-1981).

Médico e filósofo, nascido no bairro da Mooca, na cidade de São Paulo (SP-Brasil), na infância e juventude aparentava ter uma vida como a de muitos outros jovens de sua época. Porém, na adolescência, uma força maior atraiu a sua atenção para questões existenciais cada vez mais profundas: “Quem sou? Onde estou? Por que tanta violência e tantas guerras? Por que tanto sofrimento? Tem saída?” A partir de perguntas como essas, passou a dedicar a vida ao estudo da mente humana.

Inspirado por ideias, ensinamentos e exemplos de grandes mentes que passaram pela face da Terra, ele reconheceu que o ser humano tem grande potencial para ampliar suas capacidades mentais, psíquicas e espirituais. Convicto disso, experimentou pessoalmente, um a um, esses ensinamentos até alcançar um novo nível de consciência e, com a percepção expandida, constatou que o homem é o grande agente criador e modificador do meio em que vive.

Com essa conclusão, tornou-se evidente e lógico que a solução para os problemas e para os sofrimentos humanos não está na modificação ou na criação de leis, de estruturas financeiras e sociais. Mas, sim, em evoluir o homem por meio da ampliação da sua consciência, tornando-o um homem com “H” maiúsculo, dotado de uma percepção maior das suas capacidades. Nessa condição, este Homem modificará naturalmente o meio em que vive. Sanada a causa, automaticamente será sanado o efeito, e o inverso não é verdadeiro.

Essa descoberta o fez tomar para si um grande objetivo de vida: a responsabilidade de construir um mundo novo, bem melhor, sem violência e sem guerras, onde todos, independentemente de suas diferenças, possam conviver em harmonia.

 

CRIAÇÃO DA PRÓ-VIDA

Para alcançar esse propósito, considerado por ele como o mais difícil, mas não impossível, o Dr. Celso criou a PRÓ-VIDA onde, utilizando o mesmo método por ele provado, iniciou um programa de treinamento mental, em 1977, com quatorze amigos, em seu consultório, na cidade de São Paulo. O interesse despertado pelo assunto e os resultados positivos que cada um obteve gerou neles a vontade de convidar outras pessoas para treinar as suas mentes. Quanto mais se desenvolviam, mais crescia entre eles a amizade, o entusiasmo e o desejo de estarem juntos para conversar e trocar as experiências vividas nesse processo. Assim surgiu o movimento PRÓ-VIDA.

A ampliação da consciência e da percepção desses novos amigos levou-os a promover outras formas de atuação em relação à família e à sociedade. Em pouco tempo, assumiram para si a responsabilidade social de oferecer melhores oportunidades e condições de vida aos menos favorecidos, não participantes da PRÓ-VIDA.

Em seguida, criaram um Clube de Campo, para proporcionar maior convivência entre as famílias desses amigos; e, por fim, uma Cooperativa onde os associados se compõem em colaboração ativa para melhor atender suas necessidades comuns.

A história da PRÓ-VIDA é hoje expressa pela história de seus milhares de participantes e amigos do Dr. Celso que, seguindo e praticando seus ensinamentos, obtiveram resultados positivos significativos em suas vidas, e muitos, a partir de então, optaram por dar continuidade a sua obra.

 

O MÉTODO

Ordenado em nove níveis sequenciais, cada um constituído de palestras, exercícios e encontros para discussão de temas, o método é composto de conhecimentos e técnicas milenares que promovem a ampliação da consciência e da percepção de si mesmo em relação ao meio, favorecendo a realização de objetivos. [ver mais…]

 

As ações realizadas pelo movimento PRÓ-VIDA, onde quer que ele esteja, são desenvolvidas de forma integrada e em consonância com os princípios declarados na nossa Carta de Princípios. A união e composição de homens de boa vontade geram a possibilidade de novas realidades, demonstrando como construir um Mundo Bem Melhor.